Sou Jeremias Alves, professor de Sociologia, tenho mestrado e doutorado em Ciências Sociais. Trabalho há alguns anos como professor na rede pública de ensino. Vivo no Nordeste do Brasil.
Criei essa página para publicar sobre temas relacionados à minha área de formação, que constitui o lugar de onde vejo e tento compreender o mundo. De forma geral, os temas desenvolvidos dialogam com a Sociologia e a Educação. Os textos escritos aqui não têm um formato rígido pré-definido, devendo se assemelhar a pequenos ensaios ou artigos de opinião. Não têm pretensão acadêmica, nem se confundem com textos curtos de redes sociais.
Trabalho no “formato antigo”, sem uso de inteligência artificial. Do contrário, essa experiência não teria sentido. Acredito que a escrita é uma forma de expressão humana que deve ser valorizada. Penso que, longe da perfeição, é uma forma de comunicar, refletir e se posicionar diante do mundo, que deve ser estimulada e desenvolvida por todos, sobretudo em uma sociedade livre e democrática.
Esta página existe de forma independente e não é monetizada de forma alguma. Trata-se de uma iniciativa puramente pessoal, que realizo pelo puro prazer de escrever.
A frequência das publicações não é regular, obedecendo mais à vontade e necessidade de escrever e compartilhar alguma ideia abertamente do que propriamente ao calendário. Acredito que um possível leitor que, porventura, chegue até aqui, também não esteja preocupado com a escrita como produção em série, prezando mais por algo que venha da experiência e se desenvolva lentamente ao longo do tempo. Essa é a ideia.
Acredito que o conteúdo desta página possa interessar àqueles que ainda tenham interesse em análises humanas produzidas de forma “artesanal”, com seus erros e acertos, mas registrando experiências vividas.
Caso tenha se interessado por algum dos temas aqui abordados e tenha algo a dizer sobre a página ou algum dos textos especificamente, considere entrar em contato através do formulário disposto na página inicial. Sugestões serão sempre bem-vindas.